quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Os 10 mandamentos do mochileiro gourmet

 Ou: Dicas de como conseguir viajar com orçamento mais apertado e ainda assim aproveitar o máximo da gastronomia dos seus destinos escolhidos.

1 – Planejar, planejar e planejar.

A antecedência é quase sempre premiada com menores preços de passagens aéreas e de hospedagem. Além disso, é importante ter em mente um orçamento simplificado da sua viagem.  Com isso, você poderá gastar melhor o seu dinheiro e com menos peso na consciência.

Os melhores sites para busca de passagens aéreas  e planejamento de roteiros são:  Skyscanner e Whichairline

Para seu quarto, use e abuse do Tripadvisor, do booking.com e do hostelworld.

Dica: Ao contrário do hostelworld, o Booking cobra 10% antecipados para reserva. E cuidado: os preços nem sempre são iguais ao do próprio site do estabelecimento.

Há ainda opções menos clássicas, mas que a cada dia se tornam mais populares, como o Couchsurfing e o Airbnb, site para aluguel de apartamentos


2 – Privilegie hotéis/hostels bem localizados.

Tempo é dinheiro. Logo, não invente de querer economizar centavos para ficar em um local pior avaliado, pois depois a conta pode sair cara. Nem todas as cidades tem um sistema de transporte público eficiente, ou mesmo barato e lembre: problemas acontecem em todos os lugares.

3- Cuidado com as armadilhas de companhias low-cost

Alguns aeroportos de companhias low-cost ficam bem distantes(quando não em outras cidades, como o emblemático Paris-Beauvais). Por isso, tenha em mente que o custo de transporte de ida e volta até esses aeroportos pode fazer com que companhias tradicionais ou que as opções antes clássicas de trens e ônibus sejam mais baratas,rápidas e confortáveis.



4- Use bem os seus pés.

A vantagem de estar bem localizado é que a maioria das atrações acabam ficando a distâncias andáveis. Peça um mapa da cidade na chegada do seu alojamento e aproveite a vista: respirar é de graça e é melhor ao ar livre.

Naqueles momentos de maior aperto, lembre que restaurantes fast-food costumam oferecer banheiros e wi-fi gratuitos. Os cafés do Starbucks são a melhor opção em termos de limpeza e garantia de internet. Aproveite também para fazer download ou atualizar seus mapas no seu smartphone.

Dica: Algumas cidades oferecem aluguel gratuito ou a preços muito baixos de bicicletas.

5 – Faça você mesmo seu café da manhã.

Hotéis e albergues gostam de cobrar caro por opções que você não vai usar. Procure o supermercado mais perto e alguém para dividir os custos com você. Com isso, você come só o que realmente gosta e sobra mais dinheiro para almoços/jantares de qualidade.

Se o café da manhã estiver incluído, use e abuse, adiando seu almoço para aproveitar mais o dia e economizar no jantar. Mas cuidado: em albergues, o serviço costuma ser o de pão, água e manteiga.

6-  Vá de cabeça aberta.

Claro que todos nós temos restrições culturais e alimentares, mas viagens são oportunidades ( que tendem a ser raras). Então, releve seus preconceitos e sua timidez, com o devido cuidado para comidas muito temperadas. Você nunca sabe quando vai voltar e pode se arrepender alguns anos(ou minutos) mais a frente. Prove os pratos típicos. Eles costumam ter preços acessíveis e também tem muito a dizer sobre a história daquele povo. 

7 – Aproveite os cardápios executivos servidos durante a semana e, claro, evite fast-foods.

A grande maioria dos destinos urbanos tem restaurantes que oferecem opções de na média 30% mais baratas em pratos do dia, que, muitas vezes, servem pratos típicos.  Em outras palavras, não coma fast-food. Esse tipo de comida já está disponível no seu país sempre que você quiser.



8 – Fuja de armadilhas turísticas

Lembre: turistas são um prato cheio para serviços caros e ruins. Busque opções frequentadas pelos nativos. Desconfie de cardápios com fotos amadoras e descrição em vários idiomas. Esses estabelecimentos só se preocupam em pegar o seu dinheiro e não em te servir bem. Por isso, desconfie muito de restaurantes próximos de pontos turísticos. Quase sempre, você vai pagar bem caro e comer bem mal.

9 – Não esqueça de olhar o horário de funcionamento.

Muitas coisas não abrem domingo e segunda, por exemplo. Pode ser uma grande decepção, após tanta espera e planejamento, chegar em um lugar e ele estar fechado.

10– Faça uma pesquisa prévia sobre lugares e restaurantes desejados


A internet trouxe várias vantagens. Uma das melhores foi o livre acesso à muita informação. Boas fontes de pesquisa são jornais locais(Le Figaro e The Guardian, costumam fazer matérias especiais sobre lugares que estão bombando). Jogue no google tradutor: “melhor ...” no idioma do seu destino , divirta-se tentando entender, ou, faça melhor, procure saber se O Viajante Gourmet já esteve nesse lugar.

0 comentários:

Postar um comentário